Links patrocinados: como escolher as palavras-chave para o anúncio?

 em ADS - Anúncios

Se você tem um negócio e precisa ser encontrado pelo seu público na internet, não há dúvidas de que o Google é a opção ideal. Ao investir em links patrocinados do Google AdWords, você consegue ficar entre os primeiros colocados na pesquisa em um curto espaço de tempo. No entanto, para a sua campanha ter um bom desempenho, é preciso escolher bem as palavras-chave.

Talvez você conheça alguém que tenha iniciado uma campanha de links patrocinados mas que desistiu porque o retorno não foi o esperado. Provavelmente, a razão disso foi a falta de alguns cuidados básicos em relação aos termos selecionados.

Sendo assim, decidimos reunir algumas dicas fundamentais para que a sua campanha tenha a melhor performance por meio da escolha das palavras-chave. Continue lendo e confira!

Realize um brainstorm com a equipe

O brainstorm (“tempestade de ideias” em português) é um processo criativo em que diversas pessoas se reúnem e dão sugestões a fim de chegar a um objetivo. Nesse caso, o objetivo é selecionar os melhores termos para a campanha do AdWords.

Quando você junta os seus colaboradores para auxiliar nesse processo, pode descobrir algumas coisas que não passavam pela sua cabeça. Os vendedores, por exemplo, estão em contato direto com os clientes e sabem exatamente quais são as palavras mais utilizadas pelo público para descrever os produtos.

Utilize o Keyword Planner

Utilizar o planejador de palavras-chave do Google AdWords é indispensável antes de começar a elaborar os seus anúncios. Basta digitar o termo pré-selecionado no Keyword Planner e analisar os dados. Por meio dessa ferramenta, você descobre informações importantes, como:

  • volume de busca;
  • concorrência;
  • termos relacionados;
  • valor.

Dessa forma, é possível eleger as palavras-chave que têm o melhor custo-benefício e obter novas ideias ao observar os termos que estão relacionados. Ou seja, você diminui as chances de ter uma surpresa desagradável no futuro.

Faça a segmentação com palavras-chave de cauda longa

Como você deve saber, a cada clique que o seu link patrocinado recebe, um valor é descontado do seu orçamento. Logo, para que o seu ROI (retorno sobre o investimento) seja positivo, é necessário evitar os curiosos e buscar atrair apenas um público qualificado.

Vamos supor que você tenha um curso de inglês online e queira iniciar a sua campanha. Caso você opte pela palavra “curso”, o volume de buscas será enorme, mas atrairá pessoas de todos os tipos, desde aquelas que procuram uma faculdade até aquelas que precisam tirar a carteira de habilitação.

Por outro lado, se você escolher o termo “curso de inglês”, o público será melhor selecionado, embora ainda não seja o ideal. Quando você opta por uma palavra-chave mais longa e específica, como “curso de inglês online”, recebe um volume de cliques menor; no entanto, os usuários que entram no site têm o perfil desejado.

Use palavras-chave negativas

O Google AdWords oferece a opção de incluir palavras-chave negativas em sua campanha. Dessa maneira, seu anúncio deixa de ser exibido para esses termos indicados. Muita gente ignora essa funcionalidade, mas saiba que ela pode fazer muita diferença.

Voltando ao exemplo anterior: imagine que alguém pretenda estudar inglês online de forma gratuita e encontre o seu anúncio. Como o seu curso cobra mensalidade, esse perfil não é interessante para o seu negócio, correto? Então, o mais adequado é evitar essas pessoas que não querem pagar para aprender o idioma, adicionando o termo “gratuito” como uma palavra-chave negativa.

Como você pôde perceber, há diversos detalhes aos quais devemos ficar atentos antes de iniciarmos uma campanha de links patrocinados. Além desses cuidados, é importante monitorar constantemente o desempenho dos anúncios e, caso necessário, excluir palavras-chave que não gerem resultados.

Agora que você já sabe como escolher as palavras-chave para sua campanha, leia o artigo que preparamos sobre como funciona a oscilação dos valores no Google AdWords!

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