Marketing de conteúdo x Ads: qual é a estratégia ideal?

 em Marketing de Conteúdo

Empreendedores de quaisquer segmentos vivem em busca de novidades para aplicar em seus negócios e atrair mais consumidores. E as possibilidades são várias, principalmente quando falamos de marketing digital. A internet ajuda muito a aumentar o alcance das ações e potencializar os resultados.

Porém, uma dúvida que sempre surge diz respeito a qual das estratégias é melhor para o empreendimento: marketing de conteúdo ou Adwords? Para te ajudar a responder essa questão, montamos este artigo com tudo o que você precisa analisar! Confira:

Você sabe a diferença entre SEO e Adwords?

O que você acha de posicionar as suas páginas entre as primeiras posições da busca orgânica (não paga)? Esse é um grande trabalho, que gera resultados surpreendentes. Para isso, é preciso aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Essas técnicas consistem, por exemplo, em utilizar links internos e externos, otimizar imagens, preparar as páginas para acesso por dispositivos móveis, entre outros.

Tudo isso pode ser explorado nos conteúdos gerados. Portanto, o marketing de conteúdo ajuda bastante o trabalho de otimização para a busca orgânica.

Já a utilização do Adwords pode colocar as suas páginas entre as primeiras posições das campanhas patrocinadas, que ficam antes dos resultados orgânicos. Esse resultado se encontra na rede de pesquisa do Adwords.

Também há a rede de display, com banners estrategicamente posicionados. Nesse caso, as palavras-chaves são consideradas, assim como a relevância da página à busca do usuário.

Quais são seus objetivos?

Pense no que você quer atingir com a ação de marketing, pois isso pode ser fundamental na escolha entre marketing de conteúdo ou Adwords.

A primeira opção consegue trabalhar melhor a jornada de compra. Os conteúdos podem ser feitos para cada estágio, entendendo as necessidades nos diferentes momentos. Assim, uma vez que suas páginas aparecem em uma boa posição do ranking orgânico, os efeitos são duradouros.

Já as campanhas criadas no Adwords podem ser direcionadas para um público-alvo selecionado. Aqui, você tem todo o controle do investimento e pode interromper a estratégia quando quiser. Porém, quando a campanha é pausada, seu efeito também é.

Em quanto tempo você quer alcançar os resultados?

O tempo de retorno em ambas ações varia bastante.

Com o marketing de conteúdo, a empresa busca se tornar uma referência no mercado, com credibilidade — o que leva algum tempo. Além disso, para o trabalho de SEO, um melhor posicionamento nas buscas é visualizado em médio a longo prazo.

Enquanto isso, assim que você inicia uma campanha no Adwords, seus anúncios já podem aparecer em destaque.

Ou seja, pense em SEO como um trabalho de médio a longo prazo, e o Adwords, a curto tempo. Lembre-se, porém, que na primeira opção os resultados são duradouros. Já na segunda os efeitos são cortados quando o investimento é interrompido.

Quanto tempo demora o seu ciclo de vendas?

Por fim, você deve avaliar a duração do seu ciclo de vendas. Se são processos complexos, em que os leads analisam diversas informações antes de fechar a compra, os conteúdos podem ajudar bastante.

Já se o ciclo é curto e o pedido é concluído pouco depois que o potencial cliente é impactado, os anúncios podem ser mais interessantes.

Enfim, você deve ter reparado que, durante nosso artigo, não dissemos que uma ação é melhor do que a outra, seja marketing de conteúdo ou Adwords. Isso porque, realmente, não dá para ter essa conclusão de forma generalizada.

Para cada caso e momento, há opções que podem ser melhores. O ideal, portanto, é contar com ambas estratégias, de forma complementar. Analise bem o seu negócio e as informações que demonstramos. Assim, conseguirá montar um bom plano para aplicar na sua empresa.

Então, gostou do post? Agora que já entendeu como escolher entre o marketing de conteúdo ou Adwords, confira também se o tráfego pago influencia no orgânico!

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