Qualificação de leads: Guia completo para vender mais imóveis.

 em Inbound Marketing, Marketing Digital

Se você quer aprender mais sobre Qualificação de Leads significa que você é esperto (a) e não quer perder tempo e nem dinheiro.

Sabe que o seu negócio pode crescer muito mais, e por isso quer ficar por dentro de tudo referente a leads e qualificação de leads.

Aqui você irá entender como é importante ter um processo bem estruturado para diminuir a perda de oportunidades e aumentar os números do seu negócio. 🙂

 

O que é um Lead?

Lead é uma pessoa interessada no que você oferta.

Um potencial consumidor, alguém que forneceu informações pessoais (e-mail, telefone e etc) em troca de informações sobre o seu produto ou negócio. Ou seja, é alguém muito interessado e propenso a comprar o que você oferta.

Ele ainda não é um cliente, mas com boas estratégias e conteúdo ele pode chegar ao final do seu funil de vendas e se tornar um cliente de fato.

 

O que é um Lead Qualificado?

Em resumo, a qualificação de leads é identificar quais são os clientes que estão na sua base que possuem a intenção e o potencial de compra.

Sabe a famosa expressão “passar um pente fino”? Ela se encaixa perfeitamente aqui.

É na qualificação de leads que você vai descobrir em quem investir sua energia para assim otimizar o seu tempo e claro, aumentar suas chances de venda.

Mas para que isso seja mais certeiro, você precisa ter em mente cinco características que facilitam a descoberta de um lead qualificado ou não, elas são:

  1. Necessidade;
  2. Adequação;
  3. Orçamento;
  4. Autoridade;
  5. Timing.

 

Como posso qualificar Leads no Setor Imobiliário?

A gente sabe o quão trabalhoso pode ser alcançar uma meta de leads no ramo imobiliário.

É preciso uma estratégia bem concisa e estar ciente dos processos a se seguir, respeitando o planejamento, desde a captação até a qualificação dos leads.

Dentro desse planejamento é preciso prestar bastante atenção se a construção da persona do seu negócio está realmente correta. Vale ressaltar que pode haver mais de uma persona.

Aliás, é muito mais assertivo, por exemplo, criar uma persona por empreendimento.

Afinal, são as personas que facilitam e auxiliam em toda a criação e estratégia, sendo crucial para um resultado positivo de vendas.

 

Por falar em vendas, você sabe a importância da Jornada de Compra?

Ajudar o cliente até que ele esteja finalmente pronto para comprar pode ser um processo frustrante se você não tiver conhecimento do Marketing de Conteúdo.

Lembra que falamos sobre a qualificação de leads? Então.

Não estamos falando apenas em vender, mas em auxiliar o cliente, um verdadeiro trabalho de formiguinha, para que no final ele esteja decidido.

Afinal, comprar um imóvel não é qualquer coisa, né?

Dito isso, saiba que a jornada de compra geralmente possui 4 etapas:

Aprendizado e descoberta
Nessa primeira etapa o indivíduo despertou interesse por algum conteúdo que você ofereceu nas redes sociais.

Você chamou sua atenção e isso é ótimo. Mesmo que ele ainda não saiba se vai querer comprar algo.

Reconhecimento do problema
Aqui, por curiosidade, o consumidor descobre que o que você oferece pode vir a ser útil em algum momento, ele enxerga que vale a pena estar por dentro das suas novidades.

Pode ser que você tenha feito uma live falando sobre qualidade de vida e ele percebeu que não ter o seu próprio apartamento é o mesmo que não ter qualidade de vida.

Consideração da solução
Instigado, nessa etapa além de já está pensando nos meios que podem solucionar o seu problema.

Ele faz muita pesquisa, por isso é importante sempre mostrar o seu produto ou serviço como o maior facilitador dessa problemática. Criar um senso de urgência.

Decisão de compra
Conscientes do que querem e do que podem pagar, o consumidor aqui busca por mais algum tipo de vantagem.

Ter paciência, oferecer recomendações personalizadas, ouvi-lo e ter boa comunicação é crucial para essa etapa final.

 

Você quer um time de vendas eficaz? Então entenda a matriz de qualificação.

A matriz de qualificação está intrínseca a qualificação de leads.

É a reunião de todas as informações e características importantes para que o time de vendas tenha certeza onde e como investir.

Significa que no processo de conhecer melhor o seu lead, você precisa perceber se ele realmente possui o perfil necessário para a compra do imóvel.

 

Funil de Vendas

O funil de vendas representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final.

É através dele que você poderá descobrir os erros e acertos para criar novas estratégias e oportunidades para qualificação de leads e fechamento de vendas.

Quais são as etapas do funil de vendas?
Podemos dividi-lo em três etapas, que estão associadas à própria jornada de compra do consumidor: O topo, o meio e do fundo do funil.

Topo do funil: Aqui temos o primeiro contato de um potencial cliente. Nesse momento ele é apenas um visitante olhando suas redes sociais ou seu site de forma despretensiosa. Você ainda não sabe nada sobre ele.

Meio do funil: Nessa fase nós já temos seu cadastro, e com essas informações devemos aumentar a relevância dos conteúdos para gerar mais identificação.

Nesta fase, a área de vendas precisa descobrir as necessidades do cliente, para saber se ele é um lead qualificado ou não.

Fundo do funil: Aqui trabalha-se com bastante atenção os leads qualificados, relembrando o bom negócio que ele está prestes a fazer, encaminhando-o para a etapa da decisão de compra.

Para que você possa ter sucesso com o seu funil de vendas, é preciso estar atento a quem é um MQL e um SQL. Pois, é preciso trabalhar esses clientes de forma diferente.

 

O que é MQL e SQL?

O que é um MQL?
Leads também podem ser chamados de MQL (Marketing Qualified Lead) ou seja, são leads qualificados.

Eles já sabem o que querem, mas ainda estão em busca da empresa ideal para solucionar seu problema.

É possível perceber um MQL por suas características no processo de nutrição de leads e identificar se ele se encaixa no perfil de potenciais clientes.

O que é um SQL?
SQL (Sales Qualified Leads) são leads que estão propensos a efetuar uma compra com a sua empresa. Aqui o trabalho consiste em relacionamento.

E por isso é importante ter os processos bem estruturados, para saber quem é MQL e SQL.  Analisar estrategicamente cada lead para encontrar as melhores soluções e assim fechar contrato.

É preciso observar o comportamento dos leads e entender como trabalhá-las junto às metas de vendas.

Por isso é muito importante a construção da persona, assim você consegue direcionar melhor o conteúdo ofertado, segmentando quem realmente é o perfil daquele empreendimento, aumentando muito mais as suas vendas.

E para melhorar a eficácia do seu funil de vendas, organizando os registros de todas as atividades e contatos, você precisa de um bom CRM!

 

Você sabe o que é CRM?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

É um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente. As ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos, e é importante todos os setores estarem alinhados com isso.

Com o CRM é possível identificar novas oportunidades de relacionamento e criar oportunidades de venda. O intuito aqui é perceber, antecipar e atender as necessidades do cliente de maneira personalizada.

 

Existe um CRM mais indicado para o Setor Imobiliário?

Existem várias ferramentas de CRM para o setor imobiliário que podem te auxiliar na gestão de vendas e relacionamento da sua empresa, avalie bem qual pode te atender melhor.

Uma das principais vantagens de ter um CRM, mesmo que seu negócio ainda seja pequeno, é a opção de contar com a agilidade e flexibilidade de plataformas baseadas em cloud computing, que permitem que você tenha sucesso até mesmo contra os maiores concorrentes.

O CRM é um investimento que vale muito a pena, com ele é possível realizar um acompanhamento efetivo da gestão e do crescimento da sua imobiliária e ter uma visão mais ampla de tudo o que você pode fazer para ter mais sucesso em vendas.

 

Existe alguma técnica para Qualificar os Leads?

Sim! Existem algumas outras estratégias para captação e qualificação de leads através do marketing.  

A Qualificação superficial, por exemplo, que utiliza-se de Landing page para coletar informações rapidamente de algum prospect pode ser uma alternativa.

Porém, a Qualificação profunda é muito mais adequada para quem não quer pensar em errar na coleta de leads.

A intenção aqui é levantar dados que não estão amplamente disponíveis. São dados estratégicos obtidos sobre três olhares:

 

1 Olhar técnico: Existe alguma característica técnica que impede, dificulta ou facilita a implementação e sucesso de seu produto?

2 Olhar de latência da dor: O que realmente incomoda ele hoje é aderente com o que você tem a oferecer?

3 Olhar situacional profundo: Qual a situação atual do cliente? Tem verba? É decisório? Tem alguma outra alternativa competindo com você?

O atendimento além de ser cada vez mais personalizado, o jogo de cintura deve ser sensível e com grau técnico muito alto.

 

O que aprendemos até aqui..

Entendemos a importância das estratégias exclusivas para a qualificação de leads, além de todos os processos que compõem as etapas do funil de vendas.

Demos dicas de como você pode conhecer melhor o seu lead para trabalhar em ações que o torne finalmente em um cliente.

Sabendo o conceito do CRM e sua função estratégica, as possibilidades em trabalhar o relacionamento com os leads são inúmeras, basta escolher a que mais condiz com a situação desse lead no momento.

Se você gostou dessa dica compartilhe em suas redes sociais.

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Instagram TV