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Foto do escritorMarcelo Dibá

Aprenda a criar um fluxo de email!

Sua empresa utiliza o fluxo de email como estratégia para aproximar e ajudar o seu lead a seguir em sua jornada de compra?

O email continua sendo um dos melhores canais de comunicação com clientes e leads, afinal, as pessoas que compram pela internet, normalmente, fazem uso dessa ferramenta para tratar de assuntos que consideram mais formais.

Segundo a Statista, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, o número de usuários de email chegou a 4 bilhões no mundo no final de 2020 e a previsão é que em 2025 sejam 4,6 bilhões de pessoas utilizando esse canal de comunicação.

Diante desses números e dessa realidade, é importante não ignorar as possibilidades existentes na apresentação de conteúdos relevantes que venham a chamar a atenção de seu público através dessa ferramenta.

Nesse post apresentamos o fluxo de email e o que você deve fazer para construir uma estratégia que alavanque os seus negócios e ajude sua empresa a divulgar seus produtos e serviços. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como criar um fluxo de email?

O fluxo de email é uma estratégia utilizada a partir de alguma ação realizada por um visitante no seu site que o ajude a obter informações sobre algum produto ou serviço, ou ainda, contribua para responder dúvidas a respeito de assuntos do seu interesse.

O fluxo é ativado a partir de ações, como:

  1. download de algum material rico oferecido por sua empresa,

  2. preenchimento de algum cadastro,

  3. solicitação por parte do visitante de detalhes sobre algum assunto.

Esse processo deve ser automatizado e consiste no envio de uma sequência de emails relacionados ao assunto em que o visitante tenha mostrado interesse, onde as seguintes etapas precisam ser desenvolvidas para a sua criação:

Defina a ferramenta de automação

O primeiro passo consiste na definição da ferramenta de automação a ser utilizada para o fluxo de email, ou seja, os processos de envio das mensagens ocorrerão automaticamente a partir de um cronograma pré-definido e obedecendo a uma ordem de conteúdos previamente desenvolvidos.

Existem diversas opções com características específicas e valores variados.

As que já testamos e indicamos são:

  1. Hubspot,

  2. Mailchimp,

  3. Leadlovers,

  4. RD Station,

  5. Active Campaign.

Crie o conteúdo

A partir do assunto de interesse do visitante, crie conteúdos de qualidade que efetivamente ajudem o potencial cliente a esclarecer suas dúvidas.

Conteúdos superficiais e incompletos não são bem vistos e podem prejudicar a jornada de compra do lead.

Não se esqueça de ter um título atrativo que faça com que a pessoa tenha interesse em abrir seu email.

Algumas dicas são:

  1. não use títulos genéricos,

  2. use gatilhos mentais,

  3. antecipe o conteúdo que será encontrado no email,

  4. seja criativo.

Planeje a jornada do lead

Os conteúdos devem ser criados a partir de um planejamento da jornada que o lead deverá seguir para chegar ao principal objetivo: realizar o pedido.

Portanto, defina sua oferta a partir de textos que façam com que ele queira conhecer mais a respeito dos produtos e serviços da sua empresa e apresente informações que o auxiliem a conhecer mais sobre aquilo que esteja procurando.

Aqui não estamos falando que todos os seus emails precisam ser comerciais, pelo contrário.

Mas traga assuntos que façam sentido no contexto da sua empresa.

Imagine, por exemplo, que você venda roupas mais caras, mas que possuem maior qualidade.

Você pode trazer emails com dicas para acertar na escolha da roupa, a diferença entre os tecidos, etc.

Segmente os leads

O fluxo de email deve segmentar os leads, ou seja, os conteúdos devem ser desenvolvidos de acordo com o assunto de interesse de cada um deles e a sua etapa da jornada.

Portanto, muita atenção no planejamento e na configuração do seu fluxo.

Faça testes

Para saber se sua estratégia está obtendo resultados, faça testes e acompanhe os conteúdos que conseguem alcançar os objetivos propostos.

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