O comércio físico de portas fechadas e as ações de isolamento social que se espalharam pelo país, em decorrência da pandemia casada pela Covid-19, estão fazendo com que as empresas repensem seus modelos de negócio. E uma das estratégias que mais tem oferecido resultados positivos é o marketing digital.
Seja para alcançar, interagir ou promover vendas de uma maneira inovadora, as ações digitais têm contribuído para trazer “fôlego” aos empreendedores. E, neste post, vamos explicar como você também pode planejar-se para abraçar o marketing digital e crescer — mesmo com a pandemia. Confira!
Como as empresas cresceram na pandemia por conta do marketing digital?
Recente pesquisa realizada pela empresa SEMrush mostra que muitas organizações que oferecem serviços focados no entretenimento e consumo interno para o público que está em casa estão se sobressaindo por meio do marketing digital, e nesses tempos tão incertos.
Bom exemplo disso é o aplicativo Zoom, que teve um aumento exponencial de usuários para a realização de reuniões on-line (de 10 milhões de pessoas, em dezembro, para 200 milhões em apenas 3 meses).
Além disso, serviços de entrega receberam viram os pedidos elevarem significativamente nesse período, como é o caso da startup Eu Entrego. Agora, o que diferencia essas empresas de tantas outras é o uso do marketing digital.
E por quê?
Primeiramente, porque a necessidade de consumo das pessoas não mudou — o que mudou foram os hábitos de consumo. Organizações que trabalham a captação de leads, o relacionamento com a sua audiência e uma reprogramação na sua logística de entrega (seja de produtos ou serviços) foram diferenciais que ajudaram a manter as marcas em evidência e na mente do seu respectivo público-alvo.
Como projetar ações eficientes de marketing com a crise causada pelo COVID-19?
Cortar investimentos em marketing digital agora pode agravar ainda mais a situação. Com a crise causada pela pandemia, o seu negócio precisa otimizar os resultados e extrair os melhores insights para atravessar esse momento.
No cenário que todos nós desejamos, com o fim do isolamento e controle da pandemia, haverá uma enxurrada de possibilidades de conversões. O consumidor se libertará para realizar sonhos e suprir necessidades.
Uma das melhores ações neste momento difícil é manter sua base de leads ativa e buscar através de ações orgânicas ou pagas ampliar sua base de prospects.
Quais ferramentas são mais usadas?
As redes sociais e o Google disparam no uso de ações estratégicas, dentro do marketing digital na pandemia, mas o e-mail marketing segue como um recurso elementar para lembrar a sua base de clientes que ele pode, sim, consumir as suas soluções independentemente da situação global por conta da pandemia.
Além disso, aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, fortalecem a abordagem e a fidelização com os seus clientes e consumidores em potencial. Para tanto, é importante aprender quem é a sua persona e quais são as ferramentas que ela mais utiliza no dia a dia.
Dessa maneira, é possível compor ações que os impactem no momento certo. Sem falar na longevidade do marketing digital: quanto mais tempo você aplicar, e frequência tiver, mais presença digital a sua marca alcança.
Para entender um pouco mais sobre o assunto e valorizar o crescimento do seu negócio independentemente do momento em que vivemos, aproveite para saber mais sobre o assunto conhecendo nosso artigo que explica, detalhadamente, como é — e vai ser — o marketing digital durante e após a pandemia causada pelo coronavírus!
Lembre-se: o marketing digital é a sustentação para empresas nesses tempos de coronavírus.