Os anúncios publicitários, em sua grande maioria, são marcados pela interrupção. Quando estamos assistindo a um filme na TV, por exemplo, não demora muito para começar o intervalo comercial e tirar-nos por alguns minutos daquela imersão. Porém, os atuais consumidores estão cada vez mais resistentes às publicidades intrusivas — e o marketing de conteúdo tem sido bem-aceito justamente por isso.
No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre como aplicar esta estratégia nas empresas. O que podemos dizer de início é que, antes de tudo, você deve conhecer a sua persona. O principal motivo é que o conteúdo deve ser pensado para ajudar o público em suas necessidades, e não para exaltar as qualidades do seu negócio. Assim, você consegue conquistar os consumidores de maneira natural e progressiva.
Quer saber como utilizar seus canais para entregar a mensagem certa no momento ideal? Continue lendo e confira!
Blog
O blog é a peça-chave para iniciar o seu marketing de conteúdo. Por meio dele, você pode criar artigos informativos e infográficos, oferecer e-books e demais materiais ricos, entre outras ações. Contudo, os conteúdos devem ser pensados para atender às diferentes etapas do funil de vendas em que os consumidores se encontram.
Na primeira fase, chamada de atração, é necessário despertar a atenção dos visitantes. Se você vende tênis de corrida, pode criar um artigo falando sobre “os benefícios de praticar esportes ao ar livre”. Desse modo, há grandes chances do seu público-alvo clicar e ler a matéria.
Já na segunda fase, é preciso falar com aqueles usuários que estão mais informados e precisam de uma solução para os seus problemas. Nesse caso, você pode ser mais específico e criar um post sobre “como escolher o melhor tênis”. Com isso, você prepara o consumidor antes dele ser abordado de forma mais direta — que é o estágio final do funil.
Redes sociais
É comum vermos diversas empresas utilizando as redes sociais apenas para atrair clientes e esquecendo-se de que estas mídias também são excelentes para a fidelização. No primeiro caso, usa-se muitos os anúncios patrocinados para atingir um público segmentado. Esta estratégia é realmente eficaz e dá um bom retorno, mas é preciso saber o que fazer depois que este público chega até você.
O engajamento é um dos fatores mais importantes para a sua estratégia de mídias sociais. Se a sua página tem 2.000 seguidores, mas suas publicações não recebem nenhum tipo de interação, algo está errado. Para reverter esta situação, é necessário publicar conteúdos que chamem a atenção da audiência.
Quando um usuário comenta, curte ou compartilha o seu conteúdo, sua empresa ganha publicidade espontânea. Além disso, você cria proximidade com os seus clientes por conta dessa interação, o que ajuda no processo de fidelização. O segredo é estar sempre presente nessas mídias, não apenas publicando, mas também conversando, esclarecendo dúvidas e ouvindo as sugestões dos seguidores.
O e-mail é o canal ideal para a conversão e fidelização de clientes. Geralmente, em uma estratégia de marketing de conteúdo, utiliza-se as landing pages (páginas de conversão) e newsletters para capturar contatos. Dessa forma, é possível montar um fluxo de nutrição e enviar conteúdos segmentados aos usuários para, mais adiante, convertê-los em clientes.
No momento em que você conquista um cliente, o trabalho de e-mail marketing deve continuar. Assim que a venda for concluída, é aconselhável enviar uma mensagem agradecendo a preferência e perguntar se tudo ocorreu bem. Consequentemente, você mostra que se importa com o cliente e ganha um feedback valioso. Após isso, você pode prosseguir enviando suas ofertas direcionadas com descontos especiais.
Como deu para perceber, o marketing de conteúdo é capaz de atrair, converter e fidelizar clientes. Para isso, é necessário definir seus objetivos e utilizar os canais de maneira apropriada. Somente assim, você consegue fazer com que os consumidores trilhem sua jornada e avancem no funil de vendas.
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