A última sexta feira de novembro tem animado consumidores e lojistas. Há 5 anos no Brasil a data tem sido comemorada por ambas as partes. Os consumidores encontram grandes oportunidades de compra e os lojistas encontram chances de fechar o ano de forma positiva e renovam seus estoques. Foi assim que a Black Friday começou nos Estados Unidos, há mais de 80 anos, quando os varejistas viram a oportunidade de queimar seus estoques no último grande momento de venda do ano, antes de renovar os produtos para o ano seguinte.
Segundo o Google em 2011 as transações da Black Friday no Brasil chegaram a marca de 110 milhões de reais, já em 2015 chegou a 1.6 bilhões de reais, se equiparando a datas como o Dia das Mães.
Segundo pesquisa recente realizada pela Provokers, o principal fator na hora da escolha da compra online é o preço, seguido do pagamento parcelado. Então se você tem ou vai criar uma estratégia para esse período, leve em conta esses 2 fatores.
Outra informação muito importante para a sua estratégia é saber de que forma o consumidor realiza o pagamento. O maior viabilizador das compras nessa data tem sido o cartão de crédito de forma parcelada, então se a sua empresa ainda não disponibiliza das famosas maquininhas, tá na hora de pensar nisso.
Vendo esse crescimento contínuo das vendas, pequenas, médias e grandes empresas têm criado suas estratégias de marketing digital nesse sentido para atingir seus possíveis consumidores. Algumas têm apostado não só no dia, mas no mês da Black Friday.
A disputa por um lugar no coração e na atenção do consumidor tem feito com que diversas ferramentas e plataformas tenham se tornado grandes aliadas para isso. Posso até me arriscar a dizer que você mesmo já foi impactado por alguma marca, seja através do seu Facebook, seu Instagram, seu e-mail, na hora de uma pesquisa no Google ou até na hora que você estava navegando em algum site que você gosta. Pois é, se você recebeu alguma dessas ofertas, é sinal que toda estratégia traçada pela agência de marketing digital teve objetivo alcançado. E se, você sentir que a oferta daquela empresa está te seguindo e aumentando ainda mais seu desejo de realizar a compra, você está sendo alvo do remarketing (posso te explicar num outro post). Palmas para eles!
Se você não tiver tempo para aproveitar essa data e alavancar as suas vendas, não se preocupe, você terá outras chances. Sim, ainda segundo o Google os brasileiros costumam gastar mais nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Tenha o marketing digital como seu aliado na hora de encontrar seu cliente em potencial e boas vendas 😉